empresa de refrigeração

empresa de refrigeraçãoresfriamento industrialserviços de refrigeração industrial
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO: FABRICAÇÃO, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

Os processos de refrigeração estão se desenvolvendo cada vez mais, por isso a empresa de refrigeração tem se desenvolvido e investido em novas tendências para esse mercado a fim de atender diferentes tipos de clientes e suas expectativas referente a climatização do ambiente.

Devido alguns ambientes serem mais propícios a serem mais gelados ou quentes, é necessário desenvolver um sistema de refrigeração capaz de deixar a climatização desse ambiente mais agradável e esse é o papel da empresa de refrigeração que tem como função desempenhar sistemas, instalações e manutenções que sejam eficientes para que o equipamento consiga corresponder a expectativa, proporcionando bem estar.

Com o surgimento de novas empresas, indústrias e devido ao mercado estar em uma evolução constante é possível que o mercado de refrigeração seja progressivo e aumente cada vez mais, pois principalmente para fins empresariais, comerciais e industriais os equipamentos são indispensáveis.

Existe um sistema básico de refrigeração que funciona como se fosse um ciclo, e alguns processos desse sistema são essenciais para que o ar seja transformado aderindo a temperatura desejada. Para isso, veja abaixo como funciona as fases desse processo e suas funções:

  • Compressor: tem como função criar pressão no percurso em que a água ou outro agente é utilizado;
  • Condensador: transforma elementos que estão no estado gasoso para o líquido;
  • Evaporador: sua estrutura lembra a de um espiral e tem como objetivo eliminar o calor do ambiente;
  • Válvula de expansão: controla os níveis de pressão e a passagem o agente que passará pelo processo de transformação.

O sistema é composto por mecanismos básicos que são responsáveis em promover a alteração de temperatura e cada função é essencial para que o sistema desenvolva ações de aquecimento ou esfriamento de determinado ambiente ou até mesmo para os casos de geladeiras e equipamentos industriais que tem como função aquecer ou oferecer ação refrigerante para medicamento e alimentos, por exemplo.

Para o sistema de refrigeração normalmente o fluido mais comum é o CO2 e também é um agente bem econômico em comparação a outros, pois além das vantagens que desempenha também causa menos danos ao meio ambiente e possui funcionalidades simplificadas, podendo além do sistema primário conhecido, podendo ter uma funcionalidade secundário, ou seja, sem a presença de ar e óleo.

É necessário pensar que além do sistema de ar condicionado oferecido pela empresa de refrigeração, também existem outros equipamentos que oferecem ação refrigerante. É possível encontrar um amplo négocio que é oferecido pela empresa de refrigeração, devido a isso, esse sistema tem se desenvolvido cada vez mais.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ATRAVÉS DO COMPRESSOR

O processo de refrigeração é composto por quatro fases que são o compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão. O compressor é um elemento fundamental no processo de refrigeração e devido a essa fase importante é possível desenvolver todo o mecanismo.

O processo de refrigeração inicia na fase de expansão que controla a quantidade do agente que percorrerá as demais fases do sistema. No entanto, o líquido sofre uma queda brusca de pressão, com isso, passa do estado líquido para o gasoso, nessa fase o agente entra em ação para transformar a composição gasosa em vapor e essa vaporização tem como função transformar a temperatura do ambiente absorvendo o calor.

Assim que a substância estiver na fase de evaporação, o compressor pressiona o refrigerante até que seja formada uma pressão que faz a substância ser evaporada passando pelo evaporador que tem como função eliminar o vapor a fim de refrigerar ou aquecer o ambiente. O sistema de refrigeração tem como função o resfriamento de determinado local ou equipamento, pois consegue através desses mecanismos estabilizar uma temperatura ideal.

QUAIS AS TENDÊNCIAS?

Devido ao crescimento do mercado, o investimento tem sido cada vez maior em equipamentos e métodos de refrigeração mais ampliados e viáveis. Por isso, os métodos secundários e a ação de agentes refrigerantes tem sido medida mais simples e econômicas que estão sendo adotadas. Para entendermos melhor a seguir veremos algumas tendências que têm sido adotadas pela empresa de refrigeração:

1- Sistema natural de refrigeração

O sistema de refrigeração precisa de agentes para funcionar e esses podem ser composições químicas ou naturais, porém no sistema indireto os fluidos naturais são os mais utilizados como a amônia, dióxido de carbono e hidrocarbonetos, esses são usados devido causar menor dano ao meio ambiente.

O sistema primário é composto por esses fluidos naturais que são responsáveis por resfriar os secundários como a água e álcool, entre outros. Apó esse resfriamentos, as substancias secundários são bombeadas e fazem com os equipamentos de resfriamento funcionem como geladeiras e freezers, entre outros materiais.

Com o método primário é possível diminuir radicalmente os efeitos que esse processo causaria quando feito da forma convencional sem adição dessa forma. São eficientes para a diminuição de grande problemas como o potencial do aquecimento global ou a destruição da camada de ozônio. Por isso, a tendência é fazer com que os procedimentos de forma geral cause menor impacto no meio ambiente e a empresa e refrigeração têm aderido essa ideia em potencial a fim de aplicar medidas mais econômicas e sustentáveis aos seus procedimentos e equipamentos.

Equipamentos compactos e que otimizam espaço também tem sido uma grande tendência para as empresa, pois além da função de refrigeração, os clientes buscam também designer mais moderno e funcionalidade diferenciadas, devido a isso a empresa de refrigeração tem buscado atender a necessidades de clientes variados a fim de superar as expectativas.

Outra vantagem desse sistema indireto para a refrigeração industrial de máquinas é a concentração do processo para resfriamento fazendo com que sejam concentradas de forma mais compacta otimizando o espaço da sala de máquinas e em alguns casos a sala de máquinas não se faz necessária.

2- Chiller compacto

Possui um tamanho compacto e seu funcionamento exige baixa carga de amônia durante o processo de produção primária. Costuma ser comprado por empresa de refrigeração, fornecedores variados e seu uso é comum em hospitais, empresas entre outros segmentos. É um equipamento com baixo consumo de energia e fácil instalação, podendo ser instalado em qualquer local.

A empresa de refrigeração também oferece manutenção para que este equipamento tenha maior durabilidade e eficiência durante seu funcionamento e sua manutenção é muito simplificada. São muitas aa vantagens de uso desse equipamento, mas as empresas buscam por ele quando precisam de um item mais compacto e econômico e o chiller consegue proporcionar essa possibilidade.

É possível conseguir com o chiller o mesmo efeito e eficiência do sistema convencional, porém com menor espaço de ocupação e com um custo mais baixo oferecido pela empresa de refrigeração preço de manutenção e instalação mais simplificada. Devido a tantas vantagens tem recebido alta procura, pois sua funcionalidade é muito vantajosa.

PROJETO DE REFRIGERAÇÃO

É fundamental a elaboração de projeto projeto por profissionais técnicos como engenheiros ou arquitetos, que são responsáveis em fazer todo o levantamento e cálculos para identificar qual necessidade do ambiente e potencia necesaria para os equipamentos, além de outras questões que são necessárias para fabricação e instalação desse sistema em determinado local.

Portanto, para que essas definiçõe sejam feitas é necessário elaborar um projeto com todo o detalhamento do funcionamento para verificar a viabilidade de instalação em determinado local e qual o melhor tipo de sistema, equipamento e potência necessária.

Para elaborar o projeto é necessário verificar qual será sua função e para qual finalidade, com isso, ficará bem mais simples de saber como proceder. Para isso, alguns pontos são necessários como os cálculos térmicos, estrutura, peso, potência, material da composição, local de instalação, gasto energético, entre outros fatores que são levantados e apontados no projeto.

São inúmeras questões que devem ser levantadas antes de definir qual o sistema e como será instalado, por isso, é preciso a presença de um profissional técnicos, pois são muitos fatores essenciais a serem considerados antes de comprar o material e instalar, pois a compra e instalação incorreta podem trazer muitos problemas. Além disso, as particularidades do local e instalação também devem ser consideradas, poi é necessário que um local seja disponibilizado e quando não há metragem livre os chillers costumam ser escolhidos.

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO

Para a elaboração do projeto também é necessário seguir algumas normativas, por isso, o profissional técnico também deve ser acionado no momento da instalação e sua participação é fundamental no processo, pois empresa de refrigeração poder´oferecer um serviços seguro e dentro da legislação e normativas pertinentes.

É necessário estar atento às empresas que prestam esse tipo de serviço e tentar buscar referências de seus serviços para ter garantia que a empresa de refrigeração oferece um serviço com qualidade além de um preço mai baixo.

Muitas empresa de refrigeração oferecem um serviço completo, ou seja, fabricação, instalação e manutenção os equipamentos. É possível encontrar empresas na internet pelo portal o Soluçõe Industriais que centraliza fornecedores que possuem uma variedade de produto e precificação acessível de forma segura e rápida.

QUAL NORMATIVA CONSIDERAR?

É possível encontrar na ABNT 16069 algumas exigências e parâmetros a serem seguidos para o sistema e empresa de refrigeração, nela é descrita todas as obrigaçõe a serem cumpridas sendo essencial o cumprimento da normativa.

Existe também uma classificação por ambientes que faz algumas determinações, sendo que para cada tipo de ambiente existem algumas particularidades a serem seguidas e respeitadas, portanto, para cada exigência é necessário considerar esses pontos específicos:

  • Ocupação institucional: está incluso hospitais, clínicas e locais de grande fluxo de pessoas;
  • Ocupação comercial: finalidade de venda de produto ou serviço e também possui grande fluxo de pessoas;
  • Ocupação mercantil: quando número superior a cem pessoas estão instaladas em locais a nível superior ou inferior ao logradouro para a produção de substâncias químicas;
  • Ocupação mista: podem ser mais de um ambiente, muito comum no caso de shopping que possuem mais de uma função.

Para cada tipo de local existem algumas particularidades e exigências específicas e mediante esses apontamentos se faz necessário para a avaliação da edificação a fim de verificar qual o melhor método de refrigeração dentro das normas regulamentadoras.

QUAL REGULAMENTAÇÃO DA PROTEÇÃO DO FUNCIONÁRIOS?

A NR 13 estabelece algumas medidas de segurança que são exigidas para serem seguidas pelos profissionais de empresa de refrigeração para que estejam equipados durante a fabricação, instalação e manutenção dos equipamento, pois muitos dele possuem sistemas elétricos e que podem apresentar riscos.

Por isso, a empresa de refrigeração deve distribuir equipamentos de segurança como coletes, cintos, calçados, luvas capacete, entre outros a fim de proporcionar aos funcionários maior segurança enquanto exercem sua função.

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO

Não existem apenas o ar condicionado mas também outros equipamentos que podem exercer a função de refrigeração, sendo esse segmento bem amplo e completo. Veja abaixo alguns deles:

1- Geladeira Industrial

Possui temperatura menor que zero graus, podendo variar e tem alta potencia para a refrigeração de alimentos e outros produtos como medicamento, são eficientes para itens que precisam ser congelados para não perder a qualidade e terem maior durabilidade até o consumo.

2- Ar condicionado

Consegue oferecer temperaturas controladas a determinado ambiente através e um a função básica e refrigeração e ventilação. É constituído por quatro fases que promovem a compressão de fluidos e quando evaporados conseguem equilibrar e esfriar a temperatura local.

3- Chiller

É um equipamento que consegue transformar energia em temperaturas mais baixas equilibrando a sensação térmica do ambiente. Costumam ser mais econômicos e compactos ocupando menos espaço.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É fundamental que os equipamentos tenham acompanhamento e empresa de refrigeração que vai avaliar o funcionamento a fim de diminuir as chance de falhas em seu funcionamento. manutenção preventiva é essencial, pois consegue manter a integridade do item por mais tempo aumentando sua vida útil. Por exemplo, para que o r condicionado funcione bem é necessário que seu filtros sejam trocado com frequência e ee procedimento é feito na manutenção preventiva.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO?

A refrigeração é muito eficiente para diversos segmentos, pois com esse método é possível obter muitas vantagens além da climatização de ambientes consegue proporcionar o congelamento de produtos e alimentos de forma geral, o que possibilidade manter a qualidade desses e prolongar sua utilidade ou consumo.

Devido a necessidade e vantagens os fabricantes têm investido cada vez mai nessas novas tendências a fim de que os equipamentos venham atender ainda mais clientes com qualidade e segurança.


produtos e serviços relacionados

  • unidade de água gelada industrial

    unidade de água gelada industrial

    A unidade de água gelada industrial, também conhecida como chiller, é responsável pelo resfriamento da água em aplicações industriais e comerciais. O ramo industrial utiliza esse e...

  • unidade de água gelada

    unidade de água gelada

    A unidade de água gelada preço justo e acessível é um equipamento bastante utilizado em grandes edifícios comerciais, industriais e institucionais, pois os mesmos têm grande necess...

  • torres de resfriamento

    torres de resfriamento

    A muito tempo atrás, era comum que a água utilizada em processos industriais fosse completamente descartada após o uso. Esse ato, além de ser um grande desperdício de recursos naturais, ainda gera ...

Regiões onde a Refrigeração e Ar atende empresa de refrigeração:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Refrigeração e Ar atende empresa de refrigeração:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe