refrigeração industrial

refrigeração industrialunidade de refrigeração industrialempresa de equipamento de refrigeração
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL: ENTENDA COMO ESSE SISTEMA FUNCIONA

A refrigeração industrial tem sido cada vez mais útil e se faz cada vez mais necessária em diferentes formas de uso e necessidades. Por isso, o mercado de refrigeração Industrial tem se desenvolvido cada vez mais para atender variadas necessidades de uso.

O crescimento desse mercado promete ser ainda maior para os próximos anos devido ao progresso de indústrias, empresas e fábricas que vem se expandindo e com isso a necessidade de equipamentos de refrigeração industrial só aumentam.

Um sistema básico de refrigeração industrial geralmente é composto por um ciclo formado por quatro etapas passando pelo compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão. Para entendermos melhor, vamos ver abaixo qual a função de cada processo:

  • Compressor: é responsável por gerar pressão em um percurso de água, ar ou hidrogênio, pois pressiona esses elementos e com isso consegue a pressão;
  • Condensador: tem a função de transformar elementos do estado gasoso para o estado líquido;
  • Evaporador: trata-se de um elemento que tem o formato de uma espiral, sendo responsável pela evaporação interna que age para eliminar o calor de um ambiente externo;
  • Válvula de expansão: regula a passagem do elemento para o evaporador e controla os níveis de pressão da evaporação e temperatura de todo o sistema.

Todo o sistema de refrigeração industrial é composto por uma funcionalidade básica, a qual permite que o sistema funcione adequadamente e cada função consiga provocar a ação de refrigeração esperada.

Nesse sistema básico de refrigeração industrial o CO2 é o fluido mais econômico no processo de resfriamento, pois além disso oferece diversas vantagens como melhor eficiência n a produção de energia, menor impacto ambiental, sistema simplificado, sistema secundário isento de ar e óleo, custo de instalação e manutenção inferior, entre outras vantagens e por isso tem sido muito utilizado.

Quando falamos do sistema de refrigeração industrial, precisamos pensar que existem variados sistemas que promovem diferentes tipos de refrigeração, não somente os equipamentos de ar condicionado, mas existem muitos outros equipamentos que oferecem o sistema de resfriamento.

COMO FUNCIONA O CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSOR?

Como vimos o processo de refrigeração industrial é composto por quatro fases que são o compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão, mas para entendermos melhor como cada um funciona é necessário mencionar detalhadamente o que ocorre em cada etapa.

Sendo assim, o processo é iniciado no dispositivo e expansão onde o líquido tem uma queda de pressão radical o que possibilidade a passagem do seu estado líquido para gasoso, então o refrigerante indireto ou não entra no evaporador então de gasoso passa para o estágio de vapor, o que possibilita a absorção do calor de determinado ambiente.

Após o processo de evaporação, o vapor passa para pelo compressor onde o refrigerante é comprimido até que o ocorra a elevação da pressão e temperatura, quando esse processo finaliza, o vapor passa para o condensador que o elimina para o ambiente externo fazendo com que o ambiente interno seja refrigerado.

A funcionalidade do sistema de refrigeração industrial tem como esse ciclo a principal movimentação para o resfriamento e congelamento e de forma geral, ocorre com a absorção do calor de determinado ambiente ou equipamento e eliminação para o ambiente externo o que promove a refrigeração interna, ou seja, quanto maior a absorção e eliminação do calor maior será a refrigeração fornecida por esse sistema.

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL?

O mercado frigorífico têm se desenvolvido cada vez mais e com isso o investimento em equipamentos de resfriamento tem aumentado cada vez mais, para isso os refrigerantes naturais tem sido uma grande tendência para o processo de Refrigeração Industrial.

1- Sistema indireto e natural de refrigeração

Os principais refrigerantes naturais são a amônia (NH3), dióxido de carbono (CO2) E e hidrocarbonetos (HC) e sua principal vantagem se deve pelo menor impacto ambiental, visto que os hidrofluorcarbonetos (HFCs) são mais prejudiciais quando usados para o processo de resfriamento e congelamento.

Essas substâncias naturais são consideradas como um sistema primário, ou seja, essa fase primária é responsável por resfriar os fluidos secundários. É considerado como fluido secundário a água, água e álcool, água glicolada, sendo assim as substâncias naturais primárias refrigera essas substâncias secundárias que são bombeadas para os equipamentos como frigoríficos e freezers.

Essa solução primária indireta tem contribuído muito para a diminuição do Potencial Aquecimento Global, a fim de evitar o aumento do efeito estufa e também para a diminuição da destruição da camada de ozônio. Essa nova tendência tem sido muito mais econômica e menos prejudicial ao meio ambiente e por isso tem sido cada vez mais aderida, pois além disso, possui um sistema simplificado de resfriamento.

Outra vantagem desse sistema indireto para a refrigeração industrial de máquinas é a concentração do processo para resfriamento fazendo com que sejam concentradas de forma mais compacta otimizando o espaço da sala de máquinas e em alguns casos a sala de máquinas não se faz necessária.

2- Chiller compacto

Os chillers são equipamentos compactos com baixa carga de amônia na produção primária para a refrigeração frigorífica. Seu uso se faz mais presente no mercado industrial ou hospitalar e suas vantagens ocorre devido a otimização de espaço que oferece, devido ser um equipamento compacto, com baixo consumo de energia, menor tempo para instalação e menor custo para manutenção, além da durabilidade e eficiência oferecida.

Essa é uma nova tendência que permite a otimização de espaço e menor custo para as empresas, sendo possível conseguir o mesmo efeito de resfriamento e congelamento que os demais processos. Devido a todos os pontos positivos desse equipamento e seu sistema simplificado e econômico é considerado uma grande tendência a ser cada vez mais procurada.

COMO FUNCIONA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL ?

Para todo o sistema de refrigeração industrial ou não é necessário a elaboração de um projeto que são produzidos por profissionais técnicos e engenheiros que são responsáveis por analisar qual a necessidade de refrigeração, por exemplo, analisar se o resfriamento trata-se para alimentos, medicamentos, ambientes ou outros componentes, pois é preciso entender qual o objetivo para depois definir qual o melhor plano de ação.

É necessário entender qual o produto a ser refrigerado e assim definir qual o melhor sistema e como pode ser aplicado. Além disso, analisa critérios técnicos como os cálculos térmicos de carga, estrutura e tamanho de equipamentos, qual o melhor refrigerante para ser usado, redes para instalação, tenta identificar se é possível a utilização de equipamento já existentes ou se é necessária a instalação de um novo sistema e equipamentos e qual a quantidade ideal para suprir a necessidade.

São muitas as informações e levantamentos técnicos para a elaboração de um projeto para refrigeração industrial, além de possuir características única para cada segmento, por isso, essa análise é feita individualmente considerando particularidades de cada empresa, segmento e necessidades.

COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO?

Além de todas as condições técnicas a serem analisadas também é preciso considerar as normas técnicas para fabricação, instalação e uso e por isso é fundamental e indispensável a contratação de profissionais aptos para a elaboração do projeto.

É necessário buscar referências de trabalhos anteriores oferecidos pelas empresas que prestam esse serviço, para certificar que o projeto será feito pelos melhores profissionais e bases técnicas além de buscar por um preço competitivo e acessível.

Existem muitas empresas que fornecem além da elaboração do projeto, o fornecimento dos equipamentos e a instalação do sistema. No Soluções Industriais é possível buscar empresas que oferecem esse serviço de forma eficiente e segura.

QUAL NORMA CONSIDERAR?

A norma que oferece parâmetros e obrigações para o sistema de refrigeração industrial é ABNT 16069 de Segurança em sistemas frigoríficos e nessa norma é possível encontrar orientações e obrigações para elaboração do projeto, fabricação e construção o sistema, instalação e formas de uso.

Existem também as classificações para determinados ambientes e algumas regras exclusivas de acordo com esse segmentos, para entendermos melhor vamos ver abaixo como funciona essa divisões:

1- Ocupação institucional

Nessa categoria está incluso hospitais, clínicas, asilos e locais públicos com grande fluxo de pessoas e por isso possuem algumas características e especificações exclusivas dentro da ABNT, precisando seguir alguns critérios diferenciados para a refrigeração do local.

2- Ocupação Comercial

Consiste em locais para fins comerciais com o fornecimento e vendas de produtos e mercadorias no geral que também possuem um grande fluxo de pessoas e com isso a norma estabelece alguns parâmetros especificados.

3- Ocupação mercantil

Trata-se de locais que reúnem mais de cem pessoas em um nível inferior ou superior ao da rua e tem como objetivo armazenar ou produzir produtos químicos ou alimentos, possuindo também exigências específicas.

4-Ocupação mista

Nesse as ocupações se misturam , podendo ter dois ou mais tipos de ocupações em um mesmo local, geralmente acontece em centros comerciais com uma variedade de estabelecimentos em suas diversa funções.

A norma é bem completa e possui exigências específicas de acordo com cada ocupação e segmentos, por isso é importante a contratação e um técnico que vai avaliar a edificação e o segmento e levantar na norma quais as exigências para que a instalação e as formas de uso atendam às exigências.

QUAL A NORMA PARA PROTEÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS?

O ministério do trabalho e emprego estabelece a NR 13 que tem o objetivo de impor algumas medidas de proteção para a instalação e operação dos equipamentos de refrigeração industrial prevenindo alguns riscos a fim de oferecer maior segurança para os funcionários

Além de estabelecer alguns critérios de instalação e operação, também é exigido que os equipamentos de segurança sejam fornecidos e utilizados para que os funcionários operam esse sistema em caso de instalação ou manutenção da refrigeração industrial.

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO?

Se engana quem pensa que equipamento de refrigeração se trata apenas do ar condicionado, existe uma variedade de equipamentos para a refrigeração industrial em diferentes formas de uso. Veja abaixo alguns equipamentos e suas funcionalidades:

1- Geladeira Industrial

Possui alta capacidade de resfriamento e congelamento e armazena produtos que precisam de refrigeração frequente não podendo ser retirado até o uso final. Sua temperatura costuma ser menor que zero graus e costuma ter grande potência para refrigeração.

2- Ar condicionado

É um equipamento que através das quatro etapas básicas de refrigeração consegue eliminar o calor de determinado local e consegue promover diferentes funçõe como ventilação e refrigeração em um único equipamento.

3- Chiller

É um sistema mais econômico que consegue refrigerar devido a possibilidade de transformar a energia e fazer com que o ambiente interno tenha uma temperatura menor que o ambiente externo.

COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

É extremamente importante que a manutenção dos equipamentos de refrigeração industrial esteja em dia, pois co apresente falhas podem causar muito prejuízo especialmente para fábricas e indústrias que precisam manter produtos refrigerados e que o aumento da temperatura pode danificar a integridade desses produtos.

Para manter os equipamentos dentro da sua normalidade é muito importante que recebam mensalmente a manutenção preventiva que vai verificar possíveis falhas e manter o equipamento em perfeito funcionamento para que não tenha riscos de prejudicar a produção em casos de produtos refrigerados ou comprometer o ambiente em casos de equipamentos como o ar condicionado.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL?

Todas as formas de refrigeração são muito importantes para o segmento industrial e outros segmentos pois impactam diretamente no resultado e podem gerar muito benefícios. Devido ao aumento do mercado a tecnologia industrial tem se desenvolvido cada vez mais e tem sido fundamental para a economia e índices de emprego.

Hoje em dia além das indústrias frigoríficas as empresas também têm assumido a aquisição desses equipamentos, principalmente quando se trata do ar condicionado e geladeiras industriais devido a sua potência e capacidade de refrigeração.

Os fabricantes têm investido nas novas tecnologias e tendências, pois além de serem econômicas possuem uma capacidade maior e vantagens como a otimização de espaço e um sistema mais simplificado o que dá preferência a essas novas tecnologias do meio industrial.

Assim como qualquer outro segmento esse mercado tem se desenvolvido para atender diferentes necessidades, mas principalmente um menor custo e maior qualidade pensando na durabilidade e eficiência do equipamento.


produtos e serviços relacionados

  • refrigeração chiller

    refrigeração chiller

    A refrigeração chiller é um sistema desenvolvido com o objetivo de realizar o resfriamento da água, tornando-o ideal para uso em ambientes industriais, onde a necessidade de se arr...

  • refrigeração de baú

    refrigeração de baú

    A refrigeração de baú deve ser feita de forma correta para a preservação total do conteúdo que está em transporte. O transporte desses produtos vai muito além de manter a matéria n...

  • refrigeração de caminhão baú

    refrigeração de caminhão baú

    A refrigeração de caminhão baú é desenvolvida por meio da inteligente tecnologia italiana, a mesma foi criada com base na rotina dos clientes, durante os transportes e as distribui...

Regiões onde a Refrigeração e Ar atende refrigeração industrial:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Refrigeração e Ar atende refrigeração industrial:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe